25 de Maio de 1945

Neste dia a Operação Olympic, a primeira fase da Operação Downfall (a invasão das ilhas principais do Japão) era aprovada e agendada para Outubro de 1945 e o dia do desembarque seria chamado de “X-Day” (Dia X).

Partindo da recém conquistada ilha de Okinawa, os norte-americanos atacariam e conquistariam a ilha de Kyūshū, a ilha mais ao sul do arquipélago japonês.

A operação previa a utilização de 42 porta-aviões, 24 couraçados, 400 destroyers e as suas respectivas escoltas. Em terra seriam utilizadas 14 divisões completas de marines.

O objetivo da invasão não era conquistar toda a ilha mas apenas o seu lado sul, que serviria de base para o lançamento da Operação Coronet, agendada para começar no dia 1 de Março de 1946 (seria chamado de “Y-Day”, Dia Y).

Com base nas experiências de combate em Okinawa, os estrategistas militares norte-americanos esperavam baixas altíssimas, tanto entre as suas tropas como entre as tropas japonesas e a sua população civil.

Dada a dimensão da ilha (muito maior do que Okinawa) e pelos efetivos militares que a defendiam, na Operação Olympic os americanos esperavam cerca de 500 mil baixas, incluíndo mais de 100 mil mortos.

Se a Operação Coronet fosse executada, o número de baixas entre os americanos poderia chegar ao 1 milhão e 200 mil, incluíndo cerca de 300 mil mortes.

As baixas entre os japoneses eram impossíveis de prever mas, com base nas experiências anteriores de combate, os estrategistas estimavam algo em torno de 2 a 3 milhões de baixas, incluíndo cerca de 750 mil a 1 milhão de mortos entre os soldados e civis japoneses.

Com o lançamento das bombas atômicas sobre o Japão em Agosto de 1945 e a sua rendição, essas operações foram canceladas.

Mapa com detalhes sobre as operações de desembarque nas ilhas principais do Japão.
Mapa com detalhes sobre as operações de desembarque nas ilhas principais do Japão.

Deixe um comentário